quarta-feira, 2 de maio de 2012
Sauna
Em outra oportunidade já postei sobre os benefícios da sauna, para complementar o que ja foi postado, são essas as informações colhidas no site do GEASE
''Sauna, hormônios e metabolismo de lipídios.
Além dos benefícios em todo o sistema circulatório, é possível que a sauna favoreça o emagrecimento. Mesmo que perder quilos de gordura na sauna seja um mito, há algumas evidências que podem ser favoráveis ao emagrecimento, podendo tal termoterapia compor alguma função favorável à redução do tecido adiposo.
Em indivíduos jovens, há evidências (6) do aumento na produção do hormônio do crescimento (hGH). Tal hormônio é fundamental à reparação de tecidos danificados e estimula a lipólise (utilização do lipídio como fonte de energia). Sendo assim, existem meios naturais e fisiológicos de nós produzirmos nossos próprios hormônios, podendo a sauna contribuir para esse caso. Além disso, o sono, treinamento e alimentação são fundamentais para uma produção equilibrada de hGH.
Um estudo recente revelou que em médio prazo podem ocorrer melhoras no perfil lipídico sanguíneo através da sauna (1), aumentando o HDL-colesterol e reduzindo o LDL-colesterol. Esses dados nos mostram que além de reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, está ocorrendo uma melhor utilização dos lipídios.
Sauna e sistema imune
Por elevar a temperatura corporal, a sauna pode cumprir uma função semelhante à da febre, estimulando as células natural killer (imunes) na produção do interferon-gama, substância importante para estimular monócitos e macrófagos (outras células imunes) a reagir perante danos celulares e infecções (16. Isso, feito de modo regular, pode promover melhoras na resposta do sistema imune (11). Além da melhora ao desafio bacteriano, é possível acreditar que toda a coordenação do sistema imune possa ter uma resposta mais rápida e efetiva, o que pode ser fundamental na reparação do tecido muscular danificado pelo treino, evitando uma resposta inflamatória exacerbada e favorecendouma regeneração tecidual melhor.
Conclusões
A sauna pode influenciar o desempenho esportivo por vários meios. A redução no volume plasmático induzido por sauna induz o aumento compensatório do mesmo em médio prazo, e é favorável ao sistema circulatório por reduzir a viscosidade do sangue e melhorar sua função de transporte. Além disso, pode ser responsável pelo aumento do óxido nítrico endotelial e pela formação de novos vasos sanguíneos. A prática frequente pode melhorar também a produção de hGH e alterar favoravelmente a proporção dos lipídios sanguíneos.''
GEASE
Contador Grátis