segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sobrecarga

''Exercícios de resistência progressiva ou sobrecarga progressiva referem-se à prática de aumentar continuamente o nível de exigência sobre o músculo à medida que ele se torna capaz de produzir mais força ou tenha mais resistência. O início de um programa de treinamento a 5 RM na rosca direta pode ser feito com 23 kg, um estímulo suficiente para produzir aumento de força. Com a seqüência do programa de treinamento, cinco repetições de 23 kg não serão mais um estímulo suficiente para produzir novo ganho de força, porque o indivíduo pode realiza-Ias com facilidade; conseqüentemente, este estímulo não é mais de 5 RM. Se o estímulo do treinamento não é aumentado neste momento, não ocorrerá mais progresso em termos de ganho de força muscular.
Existem diversos métodos para sobrecarregar o músculo progressivamente. A carga (quantidade de peso utilizado) para realizar um determinado número de repetições pode ser aumentada. O uso de RM determina automaticamente uma sobrecarga progressiva, porque à medida que a força do músculo aumenta, a quantidade de carga necessária para realizar uma verdadeira RM também aumenta. Por exemplo, uma carga para 5 RM pode aumentar de 23 kg para 27 kg após várias semanas de treinamento.
Um outro método de sobrecarregar progressivamente o músculo é aumentar o volume de treinamento (isto é, o número de séries e repetições de um determinado exercício). Devido ao risco de excesso de treinamento, deve-se tomar alguns cuidados para sobrecarregar o músculo progressivamente, principalmente quando a sobrecarga progressiva é na forma de um aumento no volume de treinamento (Stone et ai., 1982). Desta forma, como uma regra geral devem-se evitar grandes aumentos na carga ou no volume de treinamento, especialmente para pessoas com pouca experiência em treinamento de força. Uma orientação razoável é aumentar a carga para um determinado número de repetições ou volume de treinamento no máximo de 2,5 a 5% de cada vez.
''

Contador Grátis