''Macrociclo de treino
O macrociclo é o planejamento do treinamento das atividades dentro de um tempo pré estabelecido, que possibilite uma resposta fisiológica e morfológica das metas propostas.
Os macrociclos possibilitam possíveis mudanças e/ou adaptações dependendo das respostas morfo-flsiológicas apresentadas pelo atleta ao longo da planificação ou de possíveis alterações que possam ocorrer em relação a enfermidades, viagens, contratempos e outros.
Matveev (1981), apresenta um processo de desenvolvimento da forma desportiva dividida em uma seqüência de três fases: Aquisição, manutenção e perda temporária.
A temporada de treinamento (macrociclo) deve ser dividida em períodos, os quais permitirão que o treinador organize as cargas de treino e as controle.
1. Período Preparatório - E o que assegura o desenvolvimento das capacidades funcionais do organismo do atleta e tem como objetivo resolver as tarefas de aperfeiçoamento de vários aspectos específicos do estado de preparação do atleta. Este período é subdividido em duas etapas : Geral e Especial.
2. Período Competitivo - Neste período devemos compor a estrutura do treino, voltado diretamente para a realização das atividades específicas do esporte e criar condições para a manutenção da forma desportiva.
3. Período Transitório - Este período contribui para a recuperação completa ou parcial da adaptação do organismo do desportista e serve de elo de ligação entre os vários macrociclos de preparação.
O tempo de duração de cada período e etapa está diretamente relacionada com o tipo de esporte e com os objetivos da temporada de treinamento. Normalmente nos esportes cíclicos (individuais), o período de preparação apresenta uma duração maior do que nos esportes acíclicos (coletivos), e isso se explica pelo fato de que, nos esportes individuais pelas suas características de competição , o treinador deve selecionar meios para propiciar o desenvolvimento das capacidades máximas dos atletas.
''