quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cê gosta de batata?

Quando o assunto é bom rendimento na atividade física, vemos uma preocupação crescente de todo o meio esportivo em proporcionar as melhores condições possíveis para os atletas, para que possam obter suas melhores performances. Esta situação difundiu-se entre a maioria dos praticantes de atividade física, fato que fica nítido quando observamos o enorme consumo de suplementos alimentares, a adoção de dietas específicas, aplicação de treinos intensos e etc.

.

Dentro desse ambiente, recorremos a táticas nutricionais, considerando sempre a funcionalidade de cada alimento para determinada prática, e é aí que entra a Batata doce.

.

O que chama atenção neste tubérculo é seu índice glicêmico (IG), de valor 77. Mas calma aí, é só isso? O índice glicêmico mede a resposta do nosso organismo à ingestão de carboidratos e está relacionado com o teor de açúcar no sangue (subproduto da degradação de carboidratos); um alto IG reflete em uma resposta mais rápida, a partir de grandes quantidades do hormônio insulina, situação caracterizada como um pico de insulina; já um baixo IG, leva a liberação gradativa do hormônio, situação preconizada na maioria das refeições, exceto na primeira refeição do dia e na alimentação pós-treino (que será discutido em outra oportunidade). Desta forma, a batata doce mostra-se bastante eficaz como fonte de carboidratos, já que não deflagra uma liberação súbita de insulina em nosso organismo, que pode ocasionar o acúmulo de tecido adiposo.

.

Não só o IG da batata doce a caracteriza como uma boa fonte de carboidratos para refeições ao longo do dia, sua composição nutricional como um todo favorece seu consumo. Em uma porção de 100g encontramos em torno de 24g de carboidratos acompanhados de quantidades desprezíveis de gordura, colocando-a como uma ótima opção para uma grande variedade de dietas. A presença de elementos como ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio, vitaminas (A, C, B1, B2, B3) também fazem desse alimento uma excelente escolha na hora de se montar uma dieta para um indivíduo.

.

Dicas e informações:

- Quando é de boa qualidade, tem superfície limpa e firme, sem sinais de avaria como cortes, amassados, etc;

- Manchas na superfície da batata podem indicar que sua polpa já está estragada, apresentando um gosto ruim;

- Deve ser guardada em um local seco, bem arejado, protegida de insetos e longe da luz direta do sol;

- Nunca se deve colocar uma sobre as outra, pois as batatas que ficam mais embaixo podem começar a brotar, em decorrência do ambiente abafado;

- Não devem ser guardadas na geladeira antes de serem cozidas, pois perdem completamente o sabor.




(Texto por Guilherme Schweitzer)

Contador Grátis