quarta-feira, 17 de julho de 2013

O preço do ouro


Ultimamente temos visto casos de doping com frequência , seja com atletas nacionais ou 'importados' o fato é que parece que,a cada dia, tornar-se campeão em qualquer modalidade esportiva fica mais difícil.
É preciso olhar para a situação com ao menos dois pontos de vista.
Primeiramente é possível sim , diferente do que a maioria de leigos pensa, que um atleta se dope sem querer. Isso é mais fácil do que se possa imaginar. Eu explico.
Um atleta de ponta, geralmente possui uma equipe , composta de treinadores, médicos, nutricionistas , entre outros. Esta equipe , assim como o atleta , devem estar sempe de olho nas listas de substâncias proibidas pelo COI e outras entidades. Por vezes alguns atletas acabam tomando algum remédio até mesmo por indicação do médico de sua equipe , que possui vestígios de algum outro composto , isso ocorre com maior frequência no caso de suplementos alimentares, principalmente os americanos , tendo em vista a facilidade de se criar e registrar um alimento pela FDA , a ANVISA já produziu um estudo demonstrando que grande parte de suplementos importados e nacionais , possuíam em sua composição 'rastros' de anabolizantes.

Outra situação, e esta sim deve ser combatida em todos os níveis do esporte, é a do atleta que sabe das substâncias e ainda assim faz o uso das mesmas para alcançar níveis mais altos de rendimento.
A pressão vem de todos os lados, mas principalmente pelos patrocinadores , acontece que na hora que o atleta é pego no exame, o primeiro a cair fora é justamente o patrocinador, o atleta por vezes é banido, outras não, mas fica com sua imagem arranhada pelo resto de sua vida.
É difícil de entender , mas por que combater algo que se encontra no esporte a séculos ( das formas mais variadas possíveis )? Independente da época em que o atleta faz o exame, o certo é que vários atletas estão dopados e se dopam constantemente , e por sorte não são pegos nos exames.
Outros são pegos, mas por possuírem 'padrinhos' não são pegos , e isso já ficou demonstrado por parte do ex diretor da equipe olímpica americana no filme Bigger Stronger Faster.


Bons treinos.  

Contador Grátis