sexta-feira, 3 de maio de 2013

O lado sujo- II



Doping, '' substância química que melhora artificialmente o desempenho de um atleta ou animal de competição ''. Algo que sempre esteve presente no universo esportivo e fora dele também. São várias as formas que alguém pode utilizar para ficar dopado, seja qual for o seu objetivo.
Porém o interesse maior para nosso estudo, ocorre no âmbito esportivo.
Os relatos no esporte variam do uso de plantas com propriedades terapêuticas que aliviam a dor e ajudam na recuperação até hormônios sintéticos que aceleram o ganho de força e massa muscular.
'' Parece que os atletas da antiga Alemanha Oriental, já usavam androstenediona nos anos 70, na forma de um spray nasal utilizado antes das competições, o que levaria as taxas de testosterona a cair rapidamente a níveis "seguros" nos testes anti-doping.'' (http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=118) .
Se o uso de tais substâncias é algo fortemente ligado à prática esportiva e sempre esteve presente no esporte , por que alguns atletas estão sendo literalmente condenados e tendo suas carreiras manchadas ? Ora, sabemos que Arnold entre vários outros atletas usaram a vida -esportiva- inteira drogas com a finalidade de chegar a níveis elevados de performance.

Vários atletas já admitiram de livre vontade que fizeram uso de drogas , uma simples pesquisa na internet e você encontrará o nome de diversos atletas. Sim , eles fizeram uso, mas isto não quer dizer que eles não tenham treinado dia após dia, atrás do ouro que tanto queriam conquistar.
Chegaram onde chegaram com uma ajuda considerada imoral, ilícita, mas que em muitos casos também foi utilizada pelo camarada que chegou em segundo, terceiro ,..., então o que há de tão errado nisso?

O investimento, a preparação, o patrocínio de um atleta, depende do seu rendimento e dos resultados conquistados. Há situações em que a única possibilidade dele é entrar na roda e aceitar que se quiser chegar lá , terá de usar os mesmos meios que seus adversários estão utilizando.
O atleta que usa droga não faz da mesma forma que ratos de academia e praticantes amadores.
Há todo um preparo, uma equipe por trás do uso, tentando fazer da melhor maneira possível, para escapar de um possível teste. Nem sempre eles acertam, e o atleta cai no doping. A partir daí, seu nome poderá ficar manchado para sempre e ele perderá todo o prestígio e respeito que possuía , perderá a admiração que tinha de outros atletas iniciantes que o tinham como espelho.
Mas apenas a droga não leva ninguém ao pódio. Se anabolizante fizesse milagre na academia só teria santo. A maioria esmagadora das pessoas acreditam que basta aplicar a droga e esperar o efeito.

Acredito que o exemplo mais recente e que mais tem causado polêmica a nível mundial, seja do ex ciclista Lance Armstrong , perdeu seus mais importantes títulos, patrocínio e agora está sendo processado pelo governo americano por fraude.
''O Estado norte-americano juntou-se a Floyd Landis, ex-ciclista, num processo a Lance Armstrong por fraude, acusando-o de uso indevido de dinheiros públicos. '' http://www.noticiasaominuto.com/fama/65838/lance-armstrong-processado-pela-p%C3%A1tria

Ben Johnson é outro caso a ser lembrado, ele mesmo confirmou o uso de drogas em Seul , mas disse que o multaram por usar uma droga que ele não fez uso, disse que 'estava tomando outras coisas' e que isto era trapaça , mas que todo mundo fazia e completou '' você trapaceia, todo mundo trapaceia, ninguém é perfeito neste mundo' . Johnson afirma ainda que em Seul, pelo menos 6 americanos foram pegos no doping, mas como a maior parte do dinheiro vem dos Estados Unidos.
O dr. Wade Exum foi membro do comitê antidoping americano por dez anos e afirma que mais de dois mil atletas foram pegos , incluindo Carls Lewis – que ficou com a medalha de Ben Johnson- mas todos foram protegidos. Lewis foi pego por uso de estimulantes proibidos como efedrina.
Wade ainda completa dizendo ''Se nós não podemos fazer nada para  tirar as drogas dos esportes, então as drogas foram feitas para ficar nos esportes ''

É difícil compreender o que há de tão errado no uso dentro do esporte, quando fica evidente que ele é parte do esporte, não há como dizer que infelizmente isso faça parte do esporte, pois sempre esteve presente. A dúvida que fica, é que talvez vários atletas sejam injustiçados, não pelo fato de terem usado, mas por terem sido punidos pelo uso de algo que també foi utilizado por seus adversários.

Contador Grátis