''Cada um dos compartimentos laterais e mediais do joelho contém um menisco fibrocartilagíneo em forma de meia-lua e de consistência amolecida. Os meniscos ajudam a aumentar a congruência articular, estabiliza a articulação, absorve choques e limita movimentos anormais, além de ajudar na nutrição articular e na lubrificação da cartilagem. Os atletas de final de semana são os principais candidatos às lesões dos meniscos devido ao condicionamento físico inadequado. ''
Um cuidado a ser tomado é a escolha do calçado para a corrida e outras ativades físicas.Em qualquer parque ou corrida de rua é fácil encontrar pessoas correndo com joelhos para dentro, pés tocando o solo apenas com a parte lateral externa, ou totalmente para dentro, isso gera uma tensão muito elevada no joelho, e não só menisco como ligamento serão prejudicados. A pessoa deve se policiar na hora de executar um movimento na academia, na corrida então essa atenção deve ser o tempo inteiro, pois uma vez que você corrige seu movimento , o corpo automaticamente voltará pro movimento 'errado' pois ele está acostumado a fazer aquilo , sempre daquele jeito. Corrigir o movimento é algo que deve ser realizado diariamente, até que se consiga fazer dele algo natural.
É certo que algumas pessoas têm algum desvio anatômico e por isso realizam o movimento de maneira errada , é o que acontece quando a pessoa tem geno valgo (joelhos para dentro ) ou geno varo ( para fora ) .
De acordo com a apostila do prof Sandro da Matta no caso de joelho valgo a atitude a ser adotada é :
Fortalecer: Grácil, sartório, semitendinoso e semimembranoso, glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.
Alongar: glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.
No cado de joelho varo :
Fortalecer: glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral(ou da coxa)
Alongar: Grácil, sartório, semitendinoso e semimembranoso.
Exercícios: Abdução de quadril no puxador duplo, andar no bordo interno dos pés,alongamento passivo com medicine-ball entre os tornozelos.
Boa semana e bons treinos!