sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Peso livre

''1) Aproveitar o máximo do sentido vertical (para baixo e para cima). Exemplo: o crucifixo com halteres (exercício para os peitorais) jamais poderá ser realizado em pé. Pois, a forma de execução tenderá a horizontalidade (para os lados), o que diminui a ação do peitoral e aumenta a dos deltóides (trabalho isométrico). Desta maneira, a forma de execução mais eficiente será na posição supinada, o que possibilitará aproveitar melhor o sentido vertical e consequentemente a ação da G.

2) É importante conhecer como funciona o sistema de alavancas e identificar qual o tipo se encaixa em cada exercício.

3) Identificar qual parte do corpo humano corresponde a cada componente de uma alavanca. Principalmente o eixo (articulação), o braço de força (distância do eixo e a inserção muscular) e o braço de resistência (distância do eixo ao CG do peso a ser erguido).

4) Estudar o conceito de torque, pois dessa maneira será possível ter uma noção da força exercida pelo músculo em cada ângulo do movimento.

5) Aproveitar os ângulos finais da fase excêntrica, pois, apesar do braço de resistência ser pequeno ou quase nulo, já foi comprovado que a incidência das micro-lesão é maior em contrações a partir do músculo alongado. Uma dica para não diminuir o trabalho muscular é realizá-lo sem pausas. Exemplo 1 - rosca bíceps com halteres - estender completamente os cotovelos, no entanto, ao chegar ao final da fase excêntrica não realizar pausa e sim permanecer com o movimento contínuo. Exemplo 2 – agachamento livre com a barra - descer profundamente aproveitando o máximo da amplitude, mas não permanecer embaixo. O exercício deve ser realizado sem pausas.

6) Não permanecer ou mesmo não finalizar a fase concêntrica do movimento, pois assim, não haverá possibilidade da musculatura alvo “relaxar”, devido ao encaixe articular o que torna o braço de resistência nulo (ângulo de vantagem mecânica). Exemplo 1 - rosca bíceps com halteres – não realizar a flexão completa do cotovelo, pois no final da fase concêntrica o braço de resistência é muito pequeno (ângulo de vantagem mecânica). Exemplo 2 – agachamento livre com a barra – não subir até estender completamente os joelhos, pois nesse momento há o encaixe da articulação anulando completamente o braço de resistência. ''


Retirado de :http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=227

Contador Grátis