segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Revisão literária

Historicamente foram os gregos que deram início , a busca por recursos que pudessem potencializar a força física, ingerindo testículos de carneiros , algumas tribos africanas de forma canibal se alimentavam do corpo de seus guerreiros, com a ideia de que sua força e coragem seria transmitida por essa alimentação . Curioso é o fato relatado por Csaky , que alega que o primeiro caso de dopping ocorreu no paraíso , quando Eva ofereceu a Adão a fruita da árvore proibida . Não por fome ou curiosidade, e sim pelo motivo de que ficaria tão poderoso quanto Deus , de acordo com a serpente. (DE ROSE, pg. 83, 1989)
Durante a Segunda Guerra Mundial, os esteróides anabolizantes foram utilizados por soldados das tropas americanas, e há quem diga que pelas tropas nazistas . Como forma deixar o soldado mais confiante, sem medo, e mais agressivo. Não existem documentos publicados que comprovem isso, o pouco que se sabe ,vem de quem viveu isso na pele. No filme recentemente lançado Capitão América um soldado americano raquítico, entra em uma máquina em um laboratório secreto e recebe uma dose elevada de um ``soro`` ,que o torna mais alto, mais forte e deixa seu metabolismo mais acelerado , vale lembrar que o filme se passa em um cenário de guerra , e que um agente alemão infiltrado rouba uma dose do ‘’soro’’.
No documentário Bigger Stronger and Faster , Smitty , ex-técnico olímpico do time americano de levantamento de peso , conta que esteróides anabolizantes surgiram nas olimpíadas pelas mãos russas por volta dos anos 50 , e que o técnico Russo teria contado ao técnico americano após uma noite de bebedeira. E a partir daí os americanos desenvolveram esteróides anabolizantes mais fortes.
Jordano Pereira Araujo, realizou pesquisa com jovens, e o resultado obtido é preocupante, pois grande parte dos jovens conhece alguém que utiliza, mas não conhecem muito bem o que é e como agem os esteróides anabolizantes. A média de idade foi 16 anos. E o uso predominou no sexo masculino. Os usuários ainda alegaram facilidade para comprar o medicamento .
A palavra esteróide, vem sendo utilizada de forma muito genérica, e a mídia é responsável direta por isso, pois em boa parte dos casos o texto traz apenas ‘’uso de esteróide ..’ . Esteróide são versões sintéticas de hormônios produzidos pelo corpo naturalmente. O córtex adrenal produz cortisona , que é uma especia de hormônio esteróide . Os anticoncepcionais também são esteróides, produzidos a partir de hormônios femininos. Na mídia o que ganha destaque são os esteróides anabólicos , fabricados através da testosterona . Não existe droga segura, e assim como qualquer outro medicamento, os esteróides anabolizantes podem trazer efeitos colaterais, quanto maior for o abuso do medicamento, maiores serão as probabilidades de uma pessoa apresentar efeitos colaterais .
Os efeitos mais associados ao uso de esteróides anabolizantes em homens são, aumento de pelos, surgimento de acne , alteração das taxas de colesterol , redução dos testículos e calvície. Todos eles reversíveis , com exceção da calvície, que não pode ser associada ao anabolizante, pois tem sua causa na herança genética . As mulheres , além dos efeitos acima, ainda podem apresentar problemas com engrossamento da voz, desregulação do ciclo menstrual e aumento do clitóris , nelas alguns desses efeitos não são reversíveis .
Nas crianças, alguns especialistas dizem que o uso afeta o processo de crescimento, o problema é que nunca conseguiram provar isso , sendo que alguns esteróides anabolizantes são utilizados em crianças com problema de crescimento.
Doses elevadas de anabolizantes via oral, são as que mais trazem danos ao fígado, os anabolizantes também são considerados um dos mil fatores de risco que podem levar a doenças cardíacas , mas baixo nível de testosterona também é um grande fator de risco .

Contador Grátis