Hipertensão e musculação, foi essa a desculpa que meu avo utilizou para sair da academia , alegando que por ter problemas com pressão alta era prejudicial ele malhar e por ai vai.
O hipertenso pode sim trabalhar com exercícios que utilizem pesos, após a atividade,os valores pressóricos são atenuados, uma vez que a atividade gera um efeito hipotensor, a pessoa ao realizar a atividade física, também está criando uma certa resistência, uma vez que os esforços habituais ,em casa ou trabalho, deixarão de apresentar grande elevação da pressão, justamente por estar mais condicionada . Agora se a pessoa não pratica nenhuma atividade, e faz um esforço um pouco além do que de costume, muitas vezes poderá significar caixão.
Deve sim, existir um bom senso, e saber dosar os pesos na academia, e isso não deve ir só da cabeça do aluno, como também do professor, uma vez que ele esta apto a mostrar que alguns exercícios se executados de forma errada levaram ao aumento da pressão sem necessidade, como quando a pessoa executa o leg com a respiração errada e trazendo o joelho até o peito ( pressão pode chegar a 32/20). A alimentação da pessoa é fundamental , pois não servirá para muita coisa a musculação, se depois ela vai comer lixo, beber, e fumar. Muitas vezes com a mudança alimentar, e a pratica regular de exercícios, a possibilidade de suspender os medicamentos são boas ( dependendo do nível da hipertensão) . O hipertenso deve ficar atento também ao uso de suplementos, pois muitos têm uma dose de sódio que pode ser prejudicial para esse grupo de pessoas. Queimadores de gordura também devem ser evitados!
Não queira ser melhor que os outros, explore seu limite, e supere-se todos os dias.