quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Taurina

GENES: http://www.facebook.com/pages/GENES/269495936528380

Por: André HeibelGuilherme SchweitzerJefferson BitencourtJoão Gabriel Marques e Luciano Trindade.

Taurina é um aminoácido não essencial encontrado principalmente em tecido cardíaco e no cérebro, onde age como neuromodulador e neurotransmissor. É também utilizada no fígado para formação de sais biliares. Níveis insuficientes podem estar relacionados com cardiomiopatias, disfunção renal, anormalidade no desenvolvimento e problemas em tecidos oculares. Além disso, está presente em diversas bebidas energéticas largamente consumidas com o intuito de diminuir sonolência e aumentar concentração.

RED BULL TE DÁ ASAS MESMO?

Quem nunca virou uma noite estudando ou trabalhando e pensou que precisaria de um energético para se manter acordado até o fim da jornada?
As bebidas energéticas são geralmente baseadas em uma formulação de taurina, cafeína, vitaminas do complexo B, glucoronolactona e açúcares. Contém geralmente entre 800 e 1400 mg de taurina por porção. A habilidade de aumentar a concentração, diminuir a fadiga central e sonolência são creditadas à taurina e à cafeína. Os estudos disponíveis não têm consenso sobre a ação da taurina na atividade cerebral. Enquanto alguns trabalhos mostram que a associação destes dois compostos pode ser eficaz na melhora de cognição, outros indicam que os resultados não poderiam ser estendidos à suplementação de taurina sozinha. Logo, especular-se-ia que a suplementação concomitante seria melhor que a administração separada. Outra possibilidade é que o efeito obtido seria causado principalmente pela cafeína, e a taurina seria apenas um coadjuvante no resultado final.
Por outro lado, a análise do consumo de bebidas energéticas não mostrou efeito na melhora de memória ou tempo de resposta em testes psicomotores em indivíduos saudáveis. Portanto, ainda não existe um acordo na literatura que suporte ou desaconselhe o uso da taurina visando alteração no padrão de sono e vigília ou melhora na capacidade mental. De qualquer forma, a cafeína é melhor estudada e mostra resultados mais consistentes com relação à este quesito. Para tanto, procure um nutricionista competente para ajudá-lo a escolher o melhor produto na hora de suplementar.

Relembre alguns efeitos da cafeína na atividade física em
outro post nosso - Cafeína na atividade física: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=303722199772420&id=269495936528380

EFEITO NA PRESSÃO ARTERIAL E SAÚDE CARDÍACA.

A taurina está presente em altas quantidades nos corações de mamíferos. Tem sido demonstrado que a suplementação de taurina pode ter ação anti-hipertensiva e de aumento do volume de ejeção cardíaco. Este efeito tem sido observado com frequência em estudos com animais, mas também já foram demonstrados resultados em humanos. Embora não seja completamente elucidado, acredita-se que o mecanismo em que a taurina age é baseado na inibição seletiva de neurônios no hipotálamo. Estes neurônios seriam impedidos de secretar hormônio antidiurético (ADH), diminuindo a retenção hídrica e assim reduzindo a pressão arterial.

TAURINA NO DESEMPENHO ESPORTIVO.

Apesar de não ser usada com frequência visando melhora do desempenho esportivo, existe um apelo por parte bebidas energéticas associando o consumo de tais produtos com diversos esportes. Entretanto a literatura é pobre em referências que comprovem tal benefício. Existe uma tendência nos resultados que mostra uma melhora em exercícios aeróbios, como ciclismo e corridas de longa duração. Os estudos apontam que a taurina é ineficaz na maioria das condições testadas em exercícios anaeróbios.

QUANTO TOMAR?

Como foi dito, uma lata de energético tem aproximadamente 1000 mg de taurina e 80 mg de cafeína. A literatura científica se baseia em valores semelhantes, geralmente entre 800 e 3000 mg de taurina por dia, contudo não existe um protocolo bem definido. Por meio da dieta é possível se obter entre 40 e 400 mg/dia. Ainda não são bem conhecidos efeitos da toxicidade mediada por taurina, portanto, procure um nutricionista que tenha conhecimento do assunto.

Review: taurine: a "very essential" amino acid.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23170060

Contador Grátis