quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Azeite

Existem vários tipos de azeite, e quanto menor sua acidez, melhor.
Beneficia órgãos como vesicula biliar, fígado e tonicidade dos tecidos, inclusive é dito que ajuda também no crescimento das crianças e previne osteoporose, para quem está com problemas de colesterol. O azeite ajuda a trazer os níveis para a normalidade.
Mas o que quero falar é que entre os benefícios do azeite, pra quem quer perder peso , quando você ingere azeite, ele dificulta a absorção de gordura, estudos indicam que principalmente na linha da cintura, já não sei se isso é 100% verdade, mas o que importa é que menos gordura será incorporada o interessante é que é um alimento bem calórico, sendo que uma colher de sopa pode passar das 100 kcal, por isso não se deve sair bebendo azeite também que nem louco, “A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete do tipo dois” e o azeite combate isso! Muitas pessoas tem o habito de tomar uma colher de azeite pela manhã ainda em jejum.
Outros benefícios do azeite são:
‘’ NO ESTÔMAGO
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite. O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

ABAIXO A DOR
Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jáen, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.

CONTRA TUMORES
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.’’
Se você não consome, está na hora de passar a consumir! Boa quarta feira e bons treinos a todos!



Contador Grátis